Visitantes

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FRASE DO DIA

“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto”

terça-feira, 26 de abril de 2011

O QUE ACONTECEU DE PEQUENOS ACIDENTES COM MENORES DIRIGINDO EM CHAVAL NO FERIADO É BRINCADEIRA!


Dois exemplos foram:

- O neto da Sr.Mirtes colidiu com o proprio tio.

- Filho da Joana [Proprietaria da Casa Veneza] bateu o carro.

E outro que eu vi dirigindo foi:

- Filho do Valnicio [Dono de uma mercearia em Chaval]

Todos menores de idade. O ultimo citado não ocorreu nenhum acidente.


Vale lembrar:
Que pelas leis penais, um menor de 18 anos ao volante está praticando uma contravenção penal. Embora penalmente não seja ele o responsável, poderá complicar a vida de muitos. Por exemplo: pais ou responsáveis pelo menor que desrepeita o Código Nacional de Trânsito estão sujeitos à maior multa prevista em lei, apreensão da carteira de habilitação e, ainda, às penas dos Código Penal e Civil, em cado de acidente com vítimas ou danos materiais. Se o acidente tiver vitimas, fatais ou não, a pessoa ou pessoas que permitiram o uso do veículo serão enquadradas como co-autoras do crime em questão, respondendo a inquérito policial e conqequente ação penal. As penas previstas variam de três meses a vinte anos de prisão. Quando aos acidentes com danos materiais, o menor de 18 anos também não responde por eles. E Continua sem responder até os 21 anos de idade, a não ser que se emacipe antes. Nestes casos, prontanto, os prejuízos recaem também sobre os pais, responsávies e proprietários do veículo. Ao menor de 18 anos que desrespeita as leis ao volante, a Justiça aplica medidaas que variam caso por caso. Elas podem ir desde uma advertência até o internamento em estabelecimento educacional apropriado. Mas em Chaval como falam alguns Chavalenses é a "Terra sem Lei". Graças a Deus nenhum dos acidentes citados deixou alguém ferido ou algo mais grave, só danos materiais.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MP PEDE A INTERDIÇÃO DO MATADOURO PÚBLICO DE CHAVAL

O ministério Público do Ceará, por intermédio do Promotor de Justiça Franje José Soares Rosa, Titular da Comarca de Chaval, expediu no último dia 13 de Abril, a recomendação Nº 0006/2011, recomendado a imediata interdição do Matadouro Público do Município de Chaval, tendo em vista as inúmeras e graves irregularidades encontradas em inspeção realizada pelo núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público.
O Ministério Público constatou dentre outras irregularidades, que o Matadouro Público de Chaval é nitidamente imundo, com fezes na área externa e interna, sangue no piso e nas paredes, e com isentos e aves carniceiras; ausência de água encanada ou própria para a limpeza dos animais e instalações; falta de coleta de lixo; matadouro instalado em área de proteção permanente; dejetos lançados em local aberto; ausência de pias/lavatórios para os manipuladores; presença de grande quantidade de material orgânico em estado de decomposição, inclusive no local onde são abatidos ou manipulada a carne.

Diante dessas irregularidades, o Ministério Público recomenda a prefeita de Chaval, Janaline Pacheco, Secretário de Saúde e Coordenador de Vigilância Sanitária do município, a interdição de caráter emergencial do Matadouro Público, impedindo que ali se realize o abate ou se faça a manipulação de qualquer animal até que todas as irregularidades sejam sanadas.

O Ministério Público deu um prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal encaminhe um relatório circunstanciando a respeito de todas as providências adotadas, além da determinação que sejam afixadas cópias da recomendação nos Prédios Públicos e em outros locais de grande circulação, inclusive no Mercado Público. Versão online da recomendação 0006/2011


fonte: Barroquinha Noticias

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O ÚNICO REMÉDIO

É fácil percebermos a apatia da maioria dos brasileiros em relação aos acontecimentos políticos, a corrupção, a impunidade, a falta de transparência das ações governamentais e o distanciamento dos detentores do poder são alguns dos principais motivos que levam a esta indiferença das pessoas.

O único meio de acabar com esta alienação é o desenvolvimento da consciência política na população brasileira, através da formação dos cidadãos. Essa transformação precisa chegar as escolas, elas devem ocupar a função de disseminadoras da cidadania, discutindo com os estudantes a responsabilidade social a importância do voto e da democracia. Este papel das escolas deve ser acompanhado e complementado diretamente pelas famílias das crianças e jovens.

A participação política é fundamental para o estabelecimento da verdadeira democracia, pois sem participação popular o governo deixa de representar a coletividade e as leis se distanciam das necessidades das pessoas. Sem cidadãos interessados em votar e serem candidatos nem haveria o processo democrático que existe atualmente.

A conscientização política deve promover no povo em geral a capacidade de entender o momento social e governamental permitindo que as pessoas se posicionem de maneira racional e justificada. A consciência política plena é o oposto a apatia coletiva, que na sua ignorância e passividades que permite que as grandes decisões nacionais fiquem nas mãos apenas de algumas pessoas.

A alienação política gera a corrupção, pois reelege corruptos, a alienação inibe o surgimento de novas lideranças políticas e leva a cargos públicos aventureiros e interesseiros, cantores, apresentadores de televisão e assistencialistas.

A alienação é usada como instrumento de controle, de poderosos, sobre a população, sobretudo a mais carente. Ela é causa de miséria e péssima prestação de serviços públicos.

Não possui condições de criar, prôpor nem executar mudanças na sociedade aquele desprovido de consciência política, tendo em vista, que lhe falta as condições básicas para compreender o contexto que se encontra inserido. Então apesar de sentir os problemas e dificuldades sociais, falta-lhe discernimento para enxergar com clareza as causas, as conseqüências e os agentes, tudo facilmente se mistura e camufla para enganar os olhos ingênuos do alienado político. E esta cegueira social da qual está contaminado lhe tira o ânimo, à vontade e a coragem de tomar uma atitude, pois sem a nítida visão do chão em que pisa, temerá caminhar, e muito menos lutar por uma sociedade melhor!

Não existe país desenvolvido social e economicamente que não possua uma população consciente e participativa que acompanha, cobra e protesta sobre os acontecimentos políticos e ações do governo. Um povo assim não tolera nenhum tipo de corrupção, e pune, nas urnas, os políticos incompetentes e despreparados.

Por tudo isso é fundamental que cada um de nós faça a sua parte para transformar esta realidade que gera tantos malefícios para nosso país. Devemos lutar para o poder público desenvolver na população a consciência política e a cidadania, começando por um ensino de qualidade que além de profissionais prepare, junto com as famílias, o cidadão.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAIS UM CASO SUSPEITO DE DENGUE HEMORRAGICA EM CHAVAL


Desta feita a vitima foi o garotinho de 07 anos, JOÃO PAULO MACIEL OLIVEIRA FILHO (foto), residente na Rua Professor João Rodrigues Braga. Este teve mais sorte do que a garotinha Ana Luiza que foi a óbito semana passada vitimada por dengue Hemorrágica. Teve um excelente atendimento por parte do Competente Dr;. Evandro Ponce de Leon, que alem de sua alarga experiência ainda contou com um pouco de sorte, ao diagnosticar precocemente a suspeita da Doença sem auxilio de exames complementares. Foi solicitando um hemograma completo com contagem de plaquetas, onde ficou constatado fortes indícios de que o diagnóstico do médico estava correto haja visto o exame ter evidenciado uma baixa concentração de plaquetas e leucócitos o que provavelmente levaria a morte se o diagnostico não tivesse sido preciso, mesmo sem auxilio do Laboratório de Analises Clinicas do Hospital. que esta sem funcionar a meses.

[Informações Joaquim da Rocha]

sábado, 16 de abril de 2011

FRASE DO DIA

Desistir de nossos projetos, ou aceitar palpites infelizes em nossa vida, é mais fácil do que lutar por eles. Renunciar, chorar, aceitar a derrota é mais simples pelo fato de que não nos obriga ao trabalho. E ser feliz dá trabalho. Ser feliz é questão de persistência, de lutas diárias, de encantos e desencantos.

Paulo Roberto

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PORQUE O SEU VOTO NÃO VALE NADA [LEIA O TEXTO, ANTES DE CONCLUSÕES PRECIPITADAS]

Depois de um comentário de um cara Leitor do Blog, veio algumas duvidas:

PORQUE O SEU VOTO NÃO VALE NADA

Não se iluda pensando que o seu voto vale muito e que basta
“votar certo” para que os problemas sociais se resolvam. Se
você parar para pensar vai perceber que seu voto não vale
nada e que isso precisa mudar.

Em primeiro lugar, quase nenhuma eleição se decide por
apenas 1 voto – nem por 10 – e se uma eleição se decidir por
uma quantidade tão pequena de votos, significa que os
candidatos estão muito próximos da preferência do eleitor e
tanto faz qual deles será eleito (menos para eles, é claro).

Em segundo lugar, quem realmente decide uma eleição é a
maioria indecisa, desinformada e facilmente manipulada.
Tanto é que os candidatos apostam na propaganda coerciva
para obterem seus votos. Por isso é que os poderosos
investem milhões neste sistema podre – para continuar no
poder independente de quem ganhe. E o pior é que para um
eleitor ter condições de realmente escolher o melhor
candidato, ele teria que conhecer detalhadamente a história
de cada partido e cada político de forma imparcial. O que é
uma tarefa quase impossível. A melhor coisa que um eleitor
indeciso pode fazer é votar em branco, isso valorizaria o
voto de quem tem mais convicção. Mas quantos são os
eleitores realmente decididos, que não tenham interesses
pessoais nas eleições (conseguir um emprego, por exemplo)?!?

Em terceiro lugar, nada garante que a pessoa que foi eleita
será, ou fará aquilo que prometeu. Aliás, ninguém sabe
exatamente o que um político faz depois de eleito. Seria
quase impossível ficar controlando o trabalho de vereadores,
deputados, senadores, ... As pessoas têm muito mais o que
fazer ou com o que se preocupar. O resultado é que as coisas
vão de mal a pior. E a culpa é de quem?!?

Se existem grandes diferenças entre os candidatos, ou
partidos, e se realmente uns querem o bem público enquanto
outros querem apenas tirar vantagem do poder, por que as
decisões das urnas não são majoritárias? Por que os maus
candidatos, ou partidos, não são banidos pela sociedade? Por
que nenhum eleito (de qualquer partido) conseguiu resolver
os principais problemas sociais? Será que não seria mais
importante mudar o sistema eletivo e administrativo do que
ficar querendo “votar certo”?

Acredito que é muito mais importante ter poder de exigir uma
boa administração durante o mandato, do que ter apenas o
poder de votar. Mas, enquanto isso não acontece, o atual
sistema pelo menos exclui do poder quem quer apenas tirar
proveito dele (será?).

O objetivo deste texto não é fazer com que as pessoas deixem
de votar ou votem em branco, mas de alertar a sociedade para
que busque novas alternativas ao atual sistema eletivo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESTUDANTES DE CHAVAL PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO CAMINHOS DA ARTE

Entre as representações da diversidade dos trópicos brasileiros e as cenas noturnas de uma Paris no auge de sua ebulição cultural, crianças e jovens de escolas públicas do interior cearense terão a chance de conhecer as exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassaï - Paris la nuit", em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor). A ação é parte do projeto "Caminhos da Arte", em homenagem aos 60 anos da Nacional Gás, empresa do Grupo Edson Queiroz. As duas exposições receberam alunos da Escola Cefisa Aguiar (Cariré), Escola de Ensino Fundamental Ana Brito de Oliveira (Chaval), Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Eduardo Alves Ramos (Eusébio), Escola Centro Educacional Raimundo Pereira (Frecheirinha), Educandário Luzia Lopes Gadelha (Horizonte) e Centro Educacional Municipal João Cordeiro (Santana do Acaraú). A meta do projeto é levar 10 mil visitantes, entre 11 e 14 anos, até o dia 1º de maio, quando se encerram as exposições. "Brasiliana Itaú" é um convite para explorar quadros, mapas, brasões, pinturas, ilustrações, livros, esculturas, documentos e objetos que documentam 500 anos de história do Brasil. Já "Brassaï - Paris la nuit" percorre o legado fotográfico do húngaro Gyula Halász, conhecido como Brassaï, sobre a vida noturna parisiense nas primeira décadas do século XX. Além da visitação às mostras dos espaços expositivos da Unifor, os participantes do projeto também farão um tour pelo campus da Universidade. A ideia é fortalecer o vínculo entre cultura, arte e educação.

[Fonte Diário do Nordeste]

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BELA INICIATIVA! SÓ PRECISAMOS VÊ-LAS


As fotos são do açude de Chaval, Bela inciativa da Prefeitura em colocar placas para inibir a população em relação a colocar lixo no local. [Já que era o destino mais facil que muitos, não só das proximidades da região mas na grande maioria, utilizava para jogar restos de residios] Ao mesmo tempo vem a tona outro detalhe que foi exposto no Post anterior o "mato" que vem tomando de conta não só da região onde se localiza o açude, mas na cidade em geral. Daqui a pouco as placas pouco servirão não por que a população não entendeu o recado mas por não está vendo-as... É brincadeira neh?


















domingo, 10 de abril de 2011

MATO TOMA CONTA DE CHAVAL, SE AS VACAS NÃO AJUDASSEM ESTARIA PIOR!















A população está revoltada com administração atual, não tem como esconder os fatos, o Município do Chaval está totalmente tomado por mato. Podemos observar que as ruas não têm uma capinas a meses, o mato está tomando de conta dos calçamentos e praças, só não está pior, porque a correição não prende as vacas e entre outros animais que dão uma ajudinha na capina se alimentando de capim e lixo, vários animais trafegam livremente pelas ruas da cidade sem serem incomodados. Ao sair da Câmara Municipal nesta segunda- feira, recebi uma visita de uma destas vacas, que estava fazendo uma boquinha na calçada do prédio, que também está com matos. Agora digo, é melhor deixar as vacas soltas para ela continuar com este trabalho voluntário? Pois bem, as ruas da sede e interior estão precisando urgente de limpeza e mais atenção da administração, não dá pra aceita uma situação destas. Outra falta de respeito com o bem público podemos observar no PORTO DO MOSQUITO, que também não recebe capina, comerciante e frequentadores não suportam mais ver uns dos pontos turístico mais frequentados ficar tomado pelo mato. No ano passado tive que recorrer a rádio Pontal FM, para denunciar a falta de capina, já que naquela época também estava na mesma situação de hoje. Será má vontade de zelar pelo bem público ou é despreparo puro? Segundo o vereador Francisco das Chagas, (Bola) em seu pronunciamento na câmara diz que a atual gestora nunca tinha administrado nem uma cozinha, imagine administrar um município.
Na localidade de Passagem dos Vaz a situação não é diferente, todo calçamento está coberto pelo mato e as entradas com enormes crateras, causando grandes prejuízos para populares que trafegam pelas vias públicas.

O problema é sério. Administrar é coisa séria.

[Informações Fernando Falcão]

BC: Infelizmente essa é a realidade da nossa cidade.

sábado, 9 de abril de 2011

É BRINCADEIRA O QUER MAIS? VALOR DO CALÇAMENTO EM CIMA DO OUTRO..















No dia 28 de Dezembro postei uma materia "
SÓ EM CHAVAL, PREFEITURA FAZ CALÇAMENTO EM CIMA DE CALÇAMENTO".

Releia em
http://migre.me/4dhvq

O valor do serviços de pavimentação em pedra tosca na Rua Edmundo Pinto, na sede do Municipio foi de
R$ 51.596,38 (cinqüenta e um mil quinhentos e noventa e seis reais e trinta e oito centavos).

Veja mais detalhes em:
http://migre.me/4dhrv


[Informações Fernando Falcão]

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MATERIA ESPECIAL: DENGUE

DENGUE..

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.

Existem quatro síndromes clínicas da dengue
1. Febre indiferenciada;
2. Febre de dengue (Dengue Clássica);
3. Dengue hemorrágica, o DH;
4. Síndrome do choque da dengue.
A síndrome de choque é na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrágica (DH)

Febre Indiferenciada
A febre indiferenciada é a manifestação mais comum e frequente da dengue. Uma pesquisa de DS Burke, et al. “A prospective study of dengue infections in Bangkok” publicada no Am J Trop Med Hyg 1988; 38:172-80 demonstrou que a maioria (87%) dos estudantes; de 4 a 16 anos de idade; infectados pelo virus da dengue permaneceu sem sintomas ou com tão poucos que faltaram às aulas somente um dia. A infeccão da dengue, em sua forma de febre indiferenciada, não difere das viroses habituais.

Caracteristicas Clínicas da Febre da Dengue
A febre da dengue é uma enfermidade viral aguda que pode ser diferenciada por: 1. Febre, de início súbito;
2. Dor atrás do olho (retro-ocular) e forte dor de cabeça (cefaléia) às vezes muito intensa.
3. Dores nos músculos (mialgias) e nas juntas (artralgias) que podem ser relatadas como muito intensas.
4. Vômitos de difícil controle e/ou náuseas ;
5. Erupção cutânea (exantema) que pode surgir em diferentes momentos da doença, tem aspecto variável, desde predominância de petéquias (pontos de sangue) até somente eritematosa (avermelhada). Em pessoas de pele mais clara se notam mais as petéquias e o eritema, nas de pele mais escura chama atenção o aspecto maculopapular (manchas com alguma elevação) .

Manifestações Hemorrágicas da Dengue.
Até 33% dos infectados podem desenvolver manifestações hemorrágicas. Estas hemorragias como regra são de mínima gravidade. São mais características as seguintes: Hemorragias cutáneas: petequia,púrpura,equimose,
Gengivorragia,(sangramento gengival).
Sangramento nasal (epistaxe)
Sangramento gastrointestinal: hematemesis (vômito com sangue; melena (evacuação de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia ( sangue misturado com fezes)
Hematúria (sangue na urina)
Aumento do fluxo menstrual.
Estas hemorragias variam largamente desde leves até intensas e graves podendo desencadear choque por perda de sangue.

Critérios para definição clínica de Dengue Hemorrágica-DH- Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A- História recente de doença febril aguda ou atual.
B- Hemorragias na doença atual.
C- Contagem baixa de plaquetas (plaquetopenia) número inferior a 100.000/mm3
D- Evidência objetiva de aumento da permeabilidade capilar:
hematócrito elevado (20% a mais do usual)
baixa da albumina do sangue (albuminemia baixa)
baixa da proteína do sangue ( proteinemia baixa)
derrame pleural ou outras efusões (derrames)
A diferença básica entre a febre da Dengue Dengue Clássica e a Dengue Hemorrágica é o extravasamento de plasma na DH, podendo-se induzir que a correção efetiva da desidratação pode ser a diferença entre a vida e a morte.

BC: São informações importantes para a população..

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MORTE DE MENINA POR DENGUE HEMORRÁGICA: FATALIDADE OU DESPREPARO?


A garota Ana Luzia (vítima da "Dengue Hemorrágica")de 04 anos, filha da Senhora Francisca das Chagas moradora de Chaval, na Rua do Estádio.
Depois de relatos da familia e amigos. Fica a pergunta e a suspeita de que tenha ido a óbito por incompetência e despreparo dos profissionais de saúde de Chaval que a atenderam e não conseguiram o diagnóstico correto. Segundo informações, a garota foi levada ao Hospital de Chaval por duas vezes, na primeira apresentando todos os sintomas de dengue, mesmo assim foi atendida e mandada para casa (procedimento incorreto), pois devia ter ficado pelo menos em observação. Como seu estado agravou-se, sua genitora levou-a novamente ao Hospital, nestas alturas a criança já estava com o estado de saúde comprometido e com todos os sintomas de "Dengue Hemorrágica" já que não parava de evacuar sangue, vômitos e febre alta. Transferida para Camocim e de lá imediatamente a Santa Casa de Sobral, aonde veio a óbito.

[Informações Joaquim da Rocha]

BC: Perdemos uma vida, e ai a gente se pergunta se tivesse sido constatado mais rapidamente essa garotinha poderia está com sua familia? Sinceramente não tenho resposta, a unica coisa que posso dizer é que continuamos a mercê desse despreparo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MORRE CRIANÇA EM CHAVAL, SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA


















Pouco se podia imaginar que em Chaval, teriamos casos de dengue Hemorrágica.
Ontem faleceu uma criança de aproximadamente 4 anos, e dizem os parêntes a causa seria Dengue Hemorrágica. Esse não é o primeiro caso, esse ano em Chaval. Outra criança foi mandada em estado grave para Sobral com a suspeita da doença. E o ultimo caso é de uma mãe de familia, que ao ser diagnosticada encaminhou-se para a Capital Fortaleza, se recupera depois de uma transfusão de sangue.

BC: Dengue Hemorrágica
apresenta-se de forma mais grave. Nos cinco dias iniciais, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Contudo, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias (sangramentos) em vários órgãos do corpo e choque circulatório. Podem ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais fortes e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não acontecendo um acompanhamento médico e tratamento adequado, a pessoa doente pode falecer.

Chavalenses Como não existem formas de acabar totalmente com o mosquito, a única maneira de combater a doença é por fim aos locais onde a fêmea se reproduz. Vamos ajudar, por que assim estaremos nos ajudando.

PREFEITURA DE CHAVAL DE COFRES CHEIOS, MAS NEM TUDO FUNCIONA.



Primeiros três meses do ano em curso, a PMC-CE recebe mais de 3 (três) milhões de reais, segundo informação no site do Banco do Brasil, o município arrecadou em três meses R$ 3.060.103,78 (três milhões, sessenta mil e cento e três reais e setenta e oito centavos) para colocar a máquina pública pra funcionar. Como é de conhecimento de todos que na realidade nada funciona, muitas reclamações que chegam de todos os lados do município que não tem médicos nos postos de saúde, falta dentista, pediatra, ultra-sonografia, coleta de lixo, capinas nas ruas, sem falar nos salários atrasados dos servidores. Alguns pagamentos feitos em janeiro deste ano mostram a realidade do que está sendo feito com os recursos, mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) foi paga em retirada de lixo e capina, podemos observar nas ruas que agora que estão fazendo a limpeza e capinas depois de críticas dos vereadores de oposição no plenário da câmara municipal, segundo vereadores a irresponsabilidade era grande, pois as ruas estavam tomadas pelos matos. Outro pagamento é com o serviço de ultra-sonografia, várias mulheres grávidas me procuraram pedindo ajuda para ir até a cidade vizinha para fazer o procedimento com Dr. Meireles, já que o Hospital não disponibiliza de tal serviço, mas é fácil encontrar pagamento de ultra-sonografia no Portal da Transparência do TCM-CE. Outros pagamentos que deixam dúvidas são os inúmeros consertos de calçamentos nas ruas, todos os anos o município paga fortunas em reparação de calçamento, o que está acontecendo com os serviços que não duram um ano? Exemplos esta nas reformas das passagens molhadas todos os anos são pagos consertos. Mais pagamentos duvidosos estão na educação como uma compra no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) apenas em carteiras escolares, agora temos que elogiar o trabalho feito pela prefeita e seus secretários fora do município já que eles viajam muito para outros municípios para tratarem de assunto de interesse do município, já saíram dos cofres públicos só no mês de janeiro mais de R$14.000,00 (quatorze mil reais) para este expediente.
Agora podemos falar, que nem tudo está parado na administração, tem departamento que funciona a todo vapor.

[Informações Fernando Falcão de Sousa]

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PARECE NOTICIA VELHA, MAS NÃO É: AGORA É A VEZ DO SECRETÁRIO DE SAUDE, COMPRAR PEÇA PARA CAMA DE CASAL.

O nobre secretário de saúde, FRANCISCO JAIR RODRIGUES copiou este belo projeto do secretário de educação, também comprou peças para casal, na despesa apresentada ao Portal da Transparência do TMC-CE, o secretário de saúde comprou 10 lençol de casal para atividades do Hospital Municipal, é claro que não podemos julgar pela aparência mais é um pouco estranho lençol de casal para um hospital.
Amigos leitores não vou me estender com este problema afinal uma cama de casal serve como dois leitos, quem sabe o nobre secretário está com este projeto de ocupar uma só cama de casal para colocar dois doentes juntos.
Ainda bem que não olhei os gastos referentes ao matadouro público.

[Informações Fernando Falcão de Sousa]

Blog de Chaval: Eu fico admirado sinceramente com as invenções do poder público de Chaval, Parabéns aos secretários por as novas ideias. Deixo claro que tentei na epoca da materia sobre a peça pra Secretaria de Educação, e o queridissimo Secretario Samuel Brito foi de uma grosseiria sem tamanho e não quiz (ou na verdade não tem) dá explicação. E a população fica assim, sem respostas para essas barbaridades.

E para quem não lembra da materia, é só conferir::chavalchavalense.blogspot.com/2011/02/em-chaval-as-escolas-tem-cama-de-casal.

CGU DESCOBRE FRAUDE NO FUNDEB DE CHAVAL


A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou na última sexta-feira (01), os dados da 33ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteio, onde foram constatadas várias irregularidades envolvendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). De 2003 até 2010, a CGU fiscalizou 86 municípios cearenses, todos por sorteios, e neles encontrou as mais diversas irregularidades, desde pagamento de despesas inelegíveis com recursos do Fundeb a indícios de conluio em processos de licitatórios. Os municípios de Barroquinha, Chaval, Camocim e Granja estão na lista da CGU. Os relatórios referentes aos municípios fiscalizados, no país, já estão disponíveis no portal do órgão, após terem sido encaminhados, para as providências cabíveis, aos ministérios transferidores dos recursos, que são os responsáveis pelos programas respectivos. Também foram levados à Polícia Federal, ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Advocacia-Geral da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal (Mesas Diretoras e Comissões de Fiscalização Financeira e Controle), às prefeituras municipais e às câmaras municipais para as providências cabíveis em cada uma dessas instâncias.
Mais Informações é só acessar: http://www.cgu.gov.br/sorteios/index1.asp

sábado, 2 de abril de 2011

CHAVALENSE É UM DOS ACUSADOS DE TENTATIA DE HOMICIDIO EM GRANJA.

Desde o momento que os policiais (Cb Jerli, Sd Vieira e Sd Marcílio) foram informados sobre a tentativa de homicídio na localidade de Tabuleiro da Onça (Granja), as perseguições não cessaram.
Com informações sobre a participação de José Leôncio Cardoso de Aragão, 25 anos, natural e residente em Chaval, os Pm's foram até a casa do mesmo e o detiveram para prestar depoimento na Delegacia de Camocim. Em seu depoimento, o acusado negou qualquer participação, todavia as vítimas o reconheceram, pois na hora da luta, o "capús" que ele usava para esconder sua identidade caiu, deixando seu rosto descoberto.
As duas famílias já são inimigas de longas datas. O acusado relatou que no ano de 2010, três homens invadiram sua casa e lhe deram um tiro de revólver que alvejou sua perna esquerda e ainda lhe roubaram R$ 300,00 e o acusado afirma que foram os irmãos.
As vítimas serão ouvidas quando receberem alta da Santa Casa, e só então a autoridade policial decidirá se abre ou não o inquérito por portaria. O acusado foi liberado após seu depoimento.
Foto: Camocim Polícia24hs

DENTENTO DE CHAVAL DO REGIME SEMI-ABERTO É FLAGRADO COM DROGAS AO SE APRESENTAR PARA O PERNOITE NA CADEIA


Policiais lotados no Destacamento de Chaval, flagraram com drogas, um detento que cumpre pena no regime semi-aberto. Benedito de Oliveira de Araújo, vulgo "Dito", 25 anos, natural de Chaval se recolhe toda noite à Cadeia Pública de Chaval e só sai pela manhã.
Nesta sexta-feira (01), por volta das 06:00hs da noite, o acusado foi flagrado com 06 papelotes de maconha e a quantia de R$ 8,90 quando se recolhia mais uma vez para pernoitar naquela Cadeia. Os policiais (Cb Jerli, Sd Vieira e Sd Narcílio) notaram que o acusado estava muito calado, não respondendo as perguntas dos Pm's.

Diante da suspeita, os policiais mandaram o indivíduo abrir a boca. Nesse momento Benedito tentou engolira a droga, e só não conseguiu devido a intervenção do Sd Vieira, que pressionou seu pescoço e forçou o elemento a colocar a droga pra fora. Benedito então jogou a droga no chão e alegou ser viciado. De imediato o elemento foi conduzido à Delegacia de Camocim onde foi autuado no artigo 28 da lei 11.343/06 (consumo de drogas). Diante da quebra de regime, o acusado pasará a cumprir a pena novamente em regime fechado, e não mais no semi-aberto.
Fotos: Camocim Polícia24hs