Visitantes

sexta-feira, 20 de maio de 2011

OPINIÃO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA DE CHAVAL/CE SOBRE A GESTÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO ATUAL DA CIDADE

Todos nós chavalenses já estamos conscientas da capacidade e competência do Nobre Representante do Ministério Público na Comarca de Chaval/CE Dr. Franke José Soares Rosa, no entanto, um fato que direcionou minha atenção e foi motivo para reflexão por vários dias foram as palavras do ilustre promotor em pronunciamento perante o Judiciário local. Vejamos:
"Objetiva-se, em rigor, fazer com que se tenha o maior numero de pessoas dependendo da Chefia do Poder Político local, que acintosamente, deixa, ou evita o quanto consegue, fazer concurso público, concentrando em suas mãos o poder de decisão a respeito de quem deve, ou não, receber o salário mínimo, ou ter acesso aos cargos públicos.
Na verdade, o modelo de gestão do funcionalismo existente em Chaval/CE constitui apenas uma das vertentes de um problema social muito mais grave: o ranço, primeiramente, do patriarcalismo, sucedido pelo coronelismo que se foi, mas que deixou os resquícios do mandonismo e o filhotismo, e que, em certa medida, ainda se fazem presentes, por mais que se tenha avançado nos ultimos anos na ideia de que os ocupantes de mandatos representativos devem ter um projeto de governo e não um projeto de manutenção de poder.
Multiplos fatores - tais como a ausencia de qualificação profissional, a falta de oferta de empregos, a informalidade, entre outros - fazem a população se tornar refém desse sistema, com o qual, de um modo geral, não concordam, mas que, por necessidade, acabam por se conformar.
Nem a probreza da população pode justificar o que se tem feito em Chaval, pois a pobreza se combate com ações assistencialistas, criando o Municipio, por lei, e com criterios objetivos, mecanismos proprios de auxilio aos mais necessitados, e ajudando-os a conseguir os beneficios contemplados por outros entes da federação: o cargo público tem requisitos e finalidades proprias, que não podem ser desvirtuadas". (Franke José Soares Rosa - Promotor de Justiça da Comarca de Chaval/CE)

JORGE UMBELINO: Acho que não preciso dizer mais nada.

Fonte: Jorge Umbelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário