“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto”
Visitantes
quinta-feira, 28 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
O QUE ACONTECEU DE PEQUENOS ACIDENTES COM MENORES DIRIGINDO EM CHAVAL NO FERIADO É BRINCADEIRA!

Dois exemplos foram:
- O neto da Sr.Mirtes colidiu com o proprio tio.
- Filho da Joana [Proprietaria da Casa Veneza] bateu o carro.
E outro que eu vi dirigindo foi:
- Filho do Valnicio [Dono de uma mercearia em Chaval]
Todos menores de idade. O ultimo citado não ocorreu nenhum acidente.
Vale lembrar: Que pelas leis penais, um menor de 18 anos ao volante está praticando uma contravenção penal. Embora penalmente não seja ele o responsável, poderá complicar a vida de muitos. Por exemplo: pais ou responsáveis pelo menor que desrepeita o Código Nacional de Trânsito estão sujeitos à maior multa prevista em lei, apreensão da carteira de habilitação e, ainda, às penas dos Código Penal e Civil, em cado de acidente com vítimas ou danos materiais. Se o acidente tiver vitimas, fatais ou não, a pessoa ou pessoas que permitiram o uso do veículo serão enquadradas como co-autoras do crime em questão, respondendo a inquérito policial e conqequente ação penal. As penas previstas variam de três meses a vinte anos de prisão. Quando aos acidentes com danos materiais, o menor de 18 anos também não responde por eles. E Continua sem responder até os 21 anos de idade, a não ser que se emacipe antes. Nestes casos, prontanto, os prejuízos recaem também sobre os pais, responsávies e proprietários do veículo. Ao menor de 18 anos que desrespeita as leis ao volante, a Justiça aplica medidaas que variam caso por caso. Elas podem ir desde uma advertência até o internamento em estabelecimento educacional apropriado. Mas em Chaval como falam alguns Chavalenses é a "Terra sem Lei". Graças a Deus nenhum dos acidentes citados deixou alguém ferido ou algo mais grave, só danos materiais.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
MP PEDE A INTERDIÇÃO DO MATADOURO PÚBLICO DE CHAVAL
O Ministério Público constatou dentre outras irregularidades, que o Matadouro Público de Chaval é nitidamente imundo, com fezes na área externa e interna, sangue no piso e nas paredes, e com isentos e aves carniceiras; ausência de água encanada ou própria para a limpeza dos animais e instalações; falta de coleta de lixo; matadouro instalado em área de proteção permanente; dejetos lançados em local aberto; ausência de pias/lavatórios para os manipuladores; presença de grande quantidade de material orgânico em estado de decomposição, inclusive no local onde são abatidos ou manipulada a carne.
Diante dessas irregularidades, o Ministério Público recomenda a prefeita de Chaval, Janaline Pacheco, Secretário de Saúde e Coordenador de Vigilância Sanitária do município, a interdição de caráter emergencial do Matadouro Público, impedindo que ali se realize o abate ou se faça a manipulação de qualquer animal até que todas as irregularidades sejam sanadas.
O Ministério Público deu um prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal encaminhe um relatório circunstanciando a respeito de todas as providências adotadas, além da determinação que sejam afixadas cópias da recomendação nos Prédios Públicos e em outros locais de grande circulação, inclusive no Mercado Público. Versão online da recomendação 0006/2011
fonte: Barroquinha Noticias
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O ÚNICO REMÉDIO

O único meio de acabar com esta alienação é o desenvolvimento da consciência política na população brasileira, através da formação dos cidadãos. Essa transformação precisa chegar as escolas, elas devem ocupar a função de disseminadoras da cidadania, discutindo com os estudantes a responsabilidade social a importância do voto e da democracia. Este papel das escolas deve ser acompanhado e complementado diretamente pelas famílias das crianças e jovens.
A participação política é fundamental para o estabelecimento da verdadeira democracia, pois sem participação popular o governo deixa de representar a coletividade e as leis se distanciam das necessidades das pessoas. Sem cidadãos interessados em votar e serem candidatos nem haveria o processo democrático que existe atualmente.
A conscientização política deve promover no povo em geral a capacidade de entender o momento social e governamental permitindo que as pessoas se posicionem de maneira racional e justificada. A consciência política plena é o oposto a apatia coletiva, que na sua ignorância e passividades que permite que as grandes decisões nacionais fiquem nas mãos apenas de algumas pessoas.
A alienação política gera a corrupção, pois reelege corruptos, a alienação inibe o surgimento de novas lideranças políticas e leva a cargos públicos aventureiros e interesseiros, cantores, apresentadores de televisão e assistencialistas.
A alienação é usada como instrumento de controle, de poderosos, sobre a população, sobretudo a mais carente. Ela é causa de miséria e péssima prestação de serviços públicos.
Não possui condições de criar, prôpor nem executar mudanças na sociedade aquele desprovido de consciência política, tendo em vista, que lhe falta as condições básicas para compreender o contexto que se encontra inserido. Então apesar de sentir os problemas e dificuldades sociais, falta-lhe discernimento para enxergar com clareza as causas, as conseqüências e os agentes, tudo facilmente se mistura e camufla para enganar os olhos ingênuos do alienado político. E esta cegueira social da qual está contaminado lhe tira o ânimo, à vontade e a coragem de tomar uma atitude, pois sem a nítida visão do chão em que pisa, temerá caminhar, e muito menos lutar por uma sociedade melhor!
Não existe país desenvolvido social e economicamente que não possua uma população consciente e participativa que acompanha, cobra e protesta sobre os acontecimentos políticos e ações do governo. Um povo assim não tolera nenhum tipo de corrupção, e pune, nas urnas, os políticos incompetentes e despreparados.
Por tudo isso é fundamental que cada um de nós faça a sua parte para transformar esta realidade que gera tantos malefícios para nosso país. Devemos lutar para o poder público desenvolver na população a consciência política e a cidadania, começando por um ensino de qualidade que além de profissionais prepare, junto com as famílias, o cidadão.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
MAIS UM CASO SUSPEITO DE DENGUE HEMORRAGICA EM CHAVAL

Desta feita a vitima foi o garotinho de 07 anos, JOÃO PAULO MACIEL OLIVEIRA FILHO (foto), residente na Rua Professor João Rodrigues Braga. Este teve mais sorte do que a garotinha Ana Luiza que foi a óbito semana passada vitimada por dengue Hemorrágica. Teve um excelente atendimento por parte do Competente Dr;. Evandro Ponce de Leon, que alem de sua alarga experiência ainda contou com um pouco de sorte, ao diagnosticar precocemente a suspeita da Doença sem auxilio de exames complementares. Foi solicitando um hemograma completo com contagem de plaquetas, onde ficou constatado fortes indícios de que o diagnóstico do médico estava correto haja visto o exame ter evidenciado uma baixa concentração de plaquetas e leucócitos o que provavelmente levaria a morte se o diagnostico não tivesse sido preciso, mesmo sem auxilio do Laboratório de Analises Clinicas do Hospital. que esta sem funcionar a meses.
[Informações Joaquim da Rocha]
sábado, 16 de abril de 2011
FRASE DO DIA
Paulo Roberto
quinta-feira, 14 de abril de 2011
PORQUE O SEU VOTO NÃO VALE NADA [LEIA O TEXTO, ANTES DE CONCLUSÕES PRECIPITADAS]
PORQUE O SEU VOTO NÃO VALE NADA
Não se iluda pensando que o seu voto vale muito e que basta
“votar certo” para que os problemas sociais se resolvam. Se
você parar para pensar vai perceber que seu voto não vale
nada e que isso precisa mudar.
Em primeiro lugar, quase nenhuma eleição se decide por
apenas 1 voto – nem por 10 – e se uma eleição se decidir por
uma quantidade tão pequena de votos, significa que os
candidatos estão muito próximos da preferência do eleitor e
tanto faz qual deles será eleito (menos para eles, é claro).
Em segundo lugar, quem realmente decide uma eleição é a
maioria indecisa, desinformada e facilmente manipulada.
Tanto é que os candidatos apostam na propaganda coerciva
para obterem seus votos. Por isso é que os poderosos
investem milhões neste sistema podre – para continuar no
poder independente de quem ganhe. E o pior é que para um
eleitor ter condições de realmente escolher o melhor
candidato, ele teria que conhecer detalhadamente a história
de cada partido e cada político de forma imparcial. O que é
uma tarefa quase impossível. A melhor coisa que um eleitor
indeciso pode fazer é votar em branco, isso valorizaria o
voto de quem tem mais convicção. Mas quantos são os
eleitores realmente decididos, que não tenham interesses
pessoais nas eleições (conseguir um emprego, por exemplo)?!?
Em terceiro lugar, nada garante que a pessoa que foi eleita
será, ou fará aquilo que prometeu. Aliás, ninguém sabe
exatamente o que um político faz depois de eleito. Seria
quase impossível ficar controlando o trabalho de vereadores,
deputados, senadores, ... As pessoas têm muito mais o que
fazer ou com o que se preocupar. O resultado é que as coisas
vão de mal a pior. E a culpa é de quem?!?
Se existem grandes diferenças entre os candidatos, ou
partidos, e se realmente uns querem o bem público enquanto
outros querem apenas tirar vantagem do poder, por que as
decisões das urnas não são majoritárias? Por que os maus
candidatos, ou partidos, não são banidos pela sociedade? Por
que nenhum eleito (de qualquer partido) conseguiu resolver
os principais problemas sociais? Será que não seria mais
importante mudar o sistema eletivo e administrativo do que
ficar querendo “votar certo”?
Acredito que é muito mais importante ter poder de exigir uma
boa administração durante o mandato, do que ter apenas o
poder de votar. Mas, enquanto isso não acontece, o atual
sistema pelo menos exclui do poder quem quer apenas tirar
proveito dele (será?).
O objetivo deste texto não é fazer com que as pessoas deixem
de votar ou votem em branco, mas de alertar a sociedade para
que busque novas alternativas ao atual sistema eletivo.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
ESTUDANTES DE CHAVAL PARTICIPAM DE EXPOSIÇÃO CAMINHOS DA ARTE
[Fonte Diário do Nordeste]
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
BELA INICIATIVA! SÓ PRECISAMOS VÊ-LAS
As fotos são do açude de Chaval, Bela inciativa da Prefeitura em colocar placas para inibir a população em relação a colocar lixo no local. [Já que era o destino mais facil que muitos, não só das proximidades da região mas na grande maioria, utilizava para jogar restos de residios] Ao mesmo tempo vem a tona outro detalhe que foi exposto no Post anterior o "mato" que vem tomando de conta não só da região onde se localiza o açude, mas na cidade em geral. Daqui a pouco as placas pouco servirão não por que a população não entendeu o recado mas por não está vendo-as... É brincadeira neh?
domingo, 10 de abril de 2011
MATO TOMA CONTA DE CHAVAL, SE AS VACAS NÃO AJUDASSEM ESTARIA PIOR!

A população está revoltada com administração atual, não tem como esconder os fatos, o Município do Chaval está totalmente tomado por mato. Podemos observar que as ruas não têm uma capinas a meses, o mato está tomando de conta dos calçamentos e praças, só não está pior, porque a correição não prende as vacas e entre outros animais que dão uma ajudinha na capina se alimentando de capim e lixo, vários animais trafegam livremente pelas ruas da cidade sem serem incomodados. Ao sair da Câmara Municipal nesta segunda- feira, recebi uma visita de uma destas vacas, que estava fazendo uma boquinha na calçada do prédio, que também está com matos. Agora digo, é melhor deixar as vacas soltas para ela continuar com este trabalho voluntário? Pois bem, as ruas da sede e interior estão precisando urgente de limpeza e mais atenção da administração, não dá pra aceita uma situação destas. Outra falta de respeito com o bem público podemos observar no PORTO DO MOSQUITO, que também não recebe capina, comerciante e frequentadores não suportam mais ver uns dos pontos turístico mais frequentados ficar tomado pelo mato. No ano passado tive que recorrer a rádio Pontal FM, para denunciar a falta de capina, já que naquela época também estava na mesma situação de hoje. Será má vontade de zelar pelo bem público ou é despreparo puro? Segundo o vereador Francisco das Chagas, (Bola) em seu pronunciamento na câmara diz que a atual gestora nunca tinha administrado nem uma cozinha, imagine administrar um município.
[Informações Fernando Falcão]
BC: Infelizmente essa é a realidade da nossa cidade.
sábado, 9 de abril de 2011
É BRINCADEIRA O QUER MAIS? VALOR DO CALÇAMENTO EM CIMA DO OUTRO..

No dia 28 de Dezembro postei uma materia "SÓ EM CHAVAL, PREFEITURA FAZ CALÇAMENTO EM CIMA DE CALÇAMENTO".
Releia em http://migre.me/4dhvq
O valor do serviços de pavimentação em pedra tosca na Rua Edmundo Pinto, na sede do Municipio foi de R$ 51.596,38 (cinqüenta e um mil quinhentos e noventa e seis reais e trinta e oito centavos).
Veja mais detalhes em: http://migre.me/4dhrv
[Informações Fernando Falcão]
sexta-feira, 8 de abril de 2011
MATERIA ESPECIAL: DENGUE
A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.
Existem quatro síndromes clínicas da dengue
1. Febre indiferenciada;
2. Febre de dengue (Dengue Clássica);
3. Dengue hemorrágica, o DH;
4. Síndrome do choque da dengue.
A síndrome de choque é na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrágica (DH)
Febre Indiferenciada
A febre indiferenciada é a manifestação mais comum e frequente da dengue. Uma pesquisa de DS Burke, et al. “A prospective study of dengue infections in Bangkok” publicada no Am J Trop Med Hyg 1988; 38:172-80 demonstrou que a maioria (87%) dos estudantes; de 4 a 16 anos de idade; infectados pelo virus da dengue permaneceu sem sintomas ou com tão poucos que faltaram às aulas somente um dia. A infeccão da dengue, em sua forma de febre indiferenciada, não difere das viroses habituais.
Caracteristicas Clínicas da Febre da Dengue
A febre da dengue é uma enfermidade viral aguda que pode ser diferenciada por: 1. Febre, de início súbito;
2. Dor atrás do olho (retro-ocular) e forte dor de cabeça (cefaléia) às vezes muito intensa.
3. Dores nos músculos (mialgias) e nas juntas (artralgias) que podem ser relatadas como muito intensas.
4. Vômitos de difícil controle e/ou náuseas ;
5. Erupção cutânea (exantema) que pode surgir em diferentes momentos da doença, tem aspecto variável, desde predominância de petéquias (pontos de sangue) até somente eritematosa (avermelhada). Em pessoas de pele mais clara se notam mais as petéquias e o eritema, nas de pele mais escura chama atenção o aspecto maculopapular (manchas com alguma elevação) .
Manifestações Hemorrágicas da Dengue.
Até 33% dos infectados podem desenvolver manifestações hemorrágicas. Estas hemorragias como regra são de mínima gravidade. São mais características as seguintes: Hemorragias cutáneas: petequia,púrpura,equimose,
Gengivorragia,(sangramento gengival).
Sangramento nasal (epistaxe)
Sangramento gastrointestinal: hematemesis (vômito com sangue; melena (evacuação de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia ( sangue misturado com fezes)
Hematúria (sangue na urina)
Aumento do fluxo menstrual.
Estas hemorragias variam largamente desde leves até intensas e graves podendo desencadear choque por perda de sangue.
Critérios para definição clínica de Dengue Hemorrágica-DH- Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A- História recente de doença febril aguda ou atual.
B- Hemorragias na doença atual.
C- Contagem baixa de plaquetas (plaquetopenia) número inferior a 100.000/mm3
D- Evidência objetiva de aumento da permeabilidade capilar:
hematócrito elevado (20% a mais do usual)
baixa da albumina do sangue (albuminemia baixa)
baixa da proteína do sangue ( proteinemia baixa)
derrame pleural ou outras efusões (derrames)
A diferença básica entre a febre da Dengue Dengue Clássica e a Dengue Hemorrágica é o extravasamento de plasma na DH, podendo-se induzir que a correção efetiva da desidratação pode ser a diferença entre a vida e a morte.
BC: São informações importantes para a população..
quinta-feira, 7 de abril de 2011
MORTE DE MENINA POR DENGUE HEMORRÁGICA: FATALIDADE OU DESPREPARO?

A garota Ana Luzia (vítima da "Dengue Hemorrágica")de 04 anos, filha da Senhora Francisca das Chagas moradora de Chaval, na Rua do Estádio.
Depois de relatos da familia e amigos. Fica a pergunta e a suspeita de que tenha ido a óbito por incompetência e despreparo dos profissionais de saúde de Chaval que a atenderam e não conseguiram o diagnóstico correto. Segundo informações, a garota foi levada ao Hospital de Chaval por duas vezes, na primeira apresentando todos os sintomas de dengue, mesmo assim foi atendida e mandada para casa (procedimento incorreto), pois devia ter ficado pelo menos em observação. Como seu estado agravou-se, sua genitora levou-a novamente ao Hospital, nestas alturas a criança já estava com o estado de saúde comprometido e com todos os sintomas de "Dengue Hemorrágica" já que não parava de evacuar sangue, vômitos e febre alta. Transferida para Camocim e de lá imediatamente a Santa Casa de Sobral, aonde veio a óbito.
[Informações Joaquim da Rocha]
BC: Perdemos uma vida, e ai a gente se pergunta se tivesse sido constatado mais rapidamente essa garotinha poderia está com sua familia? Sinceramente não tenho resposta, a unica coisa que posso dizer é que continuamos a mercê desse despreparo.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
MORRE CRIANÇA EM CHAVAL, SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

Pouco se podia imaginar que em Chaval, teriamos casos de dengue Hemorrágica. Ontem faleceu uma criança de aproximadamente 4 anos, e dizem os parêntes a causa seria Dengue Hemorrágica. Esse não é o primeiro caso, esse ano em Chaval. Outra criança foi mandada em estado grave para Sobral com a suspeita da doença. E o ultimo caso é de uma mãe de familia, que ao ser diagnosticada encaminhou-se para a Capital Fortaleza, se recupera depois de uma transfusão de sangue.
BC: Dengue Hemorrágica apresenta-se de forma mais grave. Nos cinco dias iniciais, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Contudo, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias (sangramentos) em vários órgãos do corpo e choque circulatório. Podem ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais fortes e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não acontecendo um acompanhamento médico e tratamento adequado, a pessoa doente pode falecer.
Chavalenses Como não existem formas de acabar totalmente com o mosquito, a única maneira de combater a doença é por fim aos locais onde a fêmea se reproduz. Vamos ajudar, por que assim estaremos nos ajudando.
PREFEITURA DE CHAVAL DE COFRES CHEIOS, MAS NEM TUDO FUNCIONA.

[Informações Fernando Falcão de Sousa]
segunda-feira, 4 de abril de 2011
PARECE NOTICIA VELHA, MAS NÃO É: AGORA É A VEZ DO SECRETÁRIO DE SAUDE, COMPRAR PEÇA PARA CAMA DE CASAL.
Amigos leitores não vou me estender com este problema afinal uma cama de casal serve como dois leitos, quem sabe o nobre secretário está com este projeto de ocupar uma só cama de casal para colocar dois doentes juntos.
Ainda bem que não olhei os gastos referentes ao matadouro público.
[Informações Fernando Falcão de Sousa]
Blog de Chaval: Eu fico admirado sinceramente com as invenções do poder público de Chaval, Parabéns aos secretários por as novas ideias. Deixo claro que tentei na epoca da materia sobre a peça pra Secretaria de Educação, e o queridissimo Secretario Samuel Brito foi de uma grosseiria sem tamanho e não quiz (ou na verdade não tem) dá explicação. E a população fica assim, sem respostas para essas barbaridades.
E para quem não lembra da materia, é só conferir::chavalchavalense.blogspot.com/2011/02/em-chaval-as-escolas-tem-cama-de-casal.
CGU DESCOBRE FRAUDE NO FUNDEB DE CHAVAL

A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou na última sexta-feira (01), os dados da 33ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteio, onde foram constatadas várias irregularidades envolvendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). De 2003 até 2010, a CGU fiscalizou 86 municípios cearenses, todos por sorteios, e neles encontrou as mais diversas irregularidades, desde pagamento de despesas inelegíveis com recursos do Fundeb a indícios de conluio em processos de licitatórios. Os municípios de Barroquinha, Chaval, Camocim e Granja estão na lista da CGU. Os relatórios referentes aos municípios fiscalizados, no país, já estão disponíveis no portal do órgão, após terem sido encaminhados, para as providências cabíveis, aos ministérios transferidores dos recursos, que são os responsáveis pelos programas respectivos. Também foram levados à Polícia Federal, ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Advocacia-Geral da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal (Mesas Diretoras e Comissões de Fiscalização Financeira e Controle), às prefeituras municipais e às câmaras municipais para as providências cabíveis em cada uma dessas instâncias.
Mais Informações é só acessar: http://www.cgu.gov.br/sorteios/index1.asp