Visitantes

domingo, 27 de fevereiro de 2011

EM CHAVAL QUAL A ESCOLA OU REPARTIÇÃO DA EDUCAÇÃO TEM CAMA DE CASAL?

Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará

Sistema de Informações Municipais – SIM 25/11/2010 - 13:40 h

DADOS DECLARADOS PELO ÓRGÃO DE ORIGEM

RELATÓRIO ANALÍTICO RESTOS A PAGAR

MUNICÍPIO: CHAVAL EXERCÍCIO: 2010

Órgão: Secretaria de Educação, Responsável SAMUEL DE BRITO ARAÚJO.

Unidade Orçamentária: Fundo Municipal de Educação – FME

Histórico: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DESTINADOS AS ATIVIDADES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESTE MUNICIPIO DE CHAVAL - CE.

Item Descrição Unid. Qtd. Vr. Unit. Vr. Total

001 GARRAFA TERMICA 1 L UNIDADE 1,00 16,90 16,90

002 TOALHA 2 QUALIDADE UNIDADE 3,00 17,40 2,20

003 JOGA DE CAMA CASAL 3 PEÇAS UNIDADE 1,00 19,90 19,90

004 CANECA 350ML UNIDADE 53,00 4,00 212,00

Total 301,00

Veja esta compra que o Secretário de Educação de Chaval fez, aparentemente uma compra normal mais podemos observar que o item 003 traz a seguinte descrição JOGO DE CAMA CASAL 3 PEÇAS, agora pergunto aos professores ou funcionários da Secretaria de Educação para que um conjunto de jogo de cama casal com três peças? Gostaria de saber do nobre secretário, qual a escola ou repartição da educação que tem cama de casal? Diante de vários pontos obscuros no relatório analítico enviado pela Prefeitura de Chaval ao tribunal de contas dos municípios, este é um dos pontos que não entendi, como você pode ver no item 003 claramente mostra uma compra de JOGO DE CAMA CASAL 3 PEÇAS.

Veja o dia do pagamento.

CHEQUES / DOC. BANCÁRIOS

Banco Agência Conta Cheque/Doc Data Tipo de Documento Valor

0001 039713 0000239713 8518920 21/01/2010 CHEQUE 301,00

Janeiro 301,00


[Informações Blog Vereador Fernando Falcao]

EM CHAVAL COMEÇAR OBRA É FACIL, O DIFICIL É TERMINAR














No Inicio de 2009 a gestão Municipal através da Secretária de Obras, na época, dirigida pelo Senhor Paulo Sergio de Almeida Pacheco, deu inicio a construção de uma quadra Poliesportiva na Rua Alaide Alves da Silva, no Bairro do Alto Formoso. O valor da obra como mostra a foto é de 143.234,44 e o prazo de entrega foi estipulado em contrato para 90 dias.O problema é que quando a Obra num para, ela anda a passo de tartaruga de marcha ré, passaram se dois anos e nem a metade da Obra foi feita. Enquanto isso os jovens da nossa cidade tem que encontrar outras formas para se divertir.
E agora JOSÉ?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FRASE DO DIA

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

[Rui Barbosa]


Quem disse que precisamos pensar assim?

CHAVAL SEM VIATURA DO PRÓ-CIDADANIA










Trabalhando sem viatura, os agentes do Pró-Cidadania precisam criar soluções para realizarem as patrulhas. O esquecimento do Governo do Ceará já entrou no quinto mês, sendo adiado a entrega várias vezes. Os agentes vem utilizando seus próprios veículos (motocicletas) para realizarem as patrulas de rotina.
Dentro desses conceitos, seria bom as autoridades municipais e estaduais se mobilizassem para enviar esta viatura, pois atuaria de forma ostensiva na fiscalização, trabalhando para o bem de toda sociedade. As atividades do Pró-cidadania ainda estão em menor intensidade, pois os agentes ficam 'parados' pela a falta de um veículo para poderem realizarem as ações do programa.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ATRAÇÕES DO III CARNACHAVAL










Do dia 05 a 08 de Março

Sábado – Aline Jordão e Sambawê,

Domingo – karine Mitre e Forró Lenhada e Sambawê,

Segunda – Feira – Banda tribal e Sambawê e

Terça – Feira – Swing louco e Sambawê.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CHAVAL E SUAS COMPLICAÇÕES: É Notícia no Jornal Diário do Nordeste










Até o censo de 2006, o Brasil tinha 5.564 municípios, Minas Gerais com maior número (853) e o Amapá com o menor (16). O Ceará faz tempo que conserva os seus 184, apesar de os deputados se ocuparem entre si para aumentar esse número. Querem mais prefeitos, mais vereadores e sobretudo mais eleitores que possam controlar. Um vício caro ao Erário. A grande maioria deles vive de modo quase miserável.
Sem dinheiro, sem estrutura para educação, saúde, transporte etc. Ainda assim, política e administrativamente, o município brasileiro é um dos mais autônomos do mundo, tendo poderes para eleger seu próprio governo, fazer leis, arrecadar impostos e outros direitos sem qualquer interferência dos governos federal ou estadual.
Muitos deles, porém, têm enormes complicações que infernizam a vida de seu povo. A pequenina Chaval, extremo norte do Estado (a 401km de Fortaleza), é um triste exemplo. É cheia de problemas, conforme cartas que recebemos de seus moradores e denúncias na Justiça, além dos queixumes diários registrados por uma rádio.
Não vamos nos estender a todos, senão os mais urgentes. No momento, ocorre lá o seguinte: há um processo contra o ex-presidente da Câmara e atualmente vereador, Marcos Aurélio de Almeida Magalhães, que também é advogado, movido há vários anos pelo Ministério Público. O processo - nº 2008.0001.2572.1/0 -- é pleno de provas de improbidade e desvio de verbas, tornados públicos pelo próprio site do Tribunal de Justiça. Mas acreditem: o juiz anterior teria determinado o arquivamento do processo por falta de interesse da parte autora, o que ninguém entendeu e provocou enorme revolta da sociedade que teve acesso ao parecer pela internet. Colocou-se em cheque a credibilidade do Judiciário.
Certo de impunidade igual a seu antecessor, o presidente da Câmara, no período 2009-2010, Sebastião Sotero Veras, mostra seu grau de espírito público: alugou um carro Gol 1.000, ano 2005, por R$ 57.500,00, por 23 meses. Ora, o preço de mercado desse veículo, fácil de ver em qualquer classificado, é R$ 18.000. Entendam: em 23 meses, a Câmara Municipal pagou, apenas pelo aluguel, o preço de venda de três carros semelhantes.
E com licitação duvidosa, visto que o negócio foi fechado com um mero vizinho de Sebastião, o jovem Reginaldo Rodrigues da Rocha. E acabado o contrato, e findo o mandato do ex-presidente, o veículo usa a garagem da irmã do "nobre" vereador. Coisas de bons parentes. Sebastião carrega outras denúncias nas costas, todas gravadas por uma rádio. Em uma delas, viúva e sogra do marchante Eduardo de Paula Passos, conhecido como Carlinhos e vítima de atropelamento fatal em meados de outubro passado, apontam Sebastião como autor do acidente.
Uma série de fatos depõe contra o vereador, porém a mais importante testemunha ocular do caso é exatamente o dito locador do Gol para a Câmara e vizinho de Sebastião, justamente o que vinha na garupa da moto que Carlinhos pilotava. Mas ao dar seu depoimento para a polícia, não apontou o vereador como culpado. E evidente que, sem culpado, o caso descambou para a impunidade que causou grande revolta nos moradores de toda região.
Indignado com os desmandos em Chaval, um advogado que atua na área, Jorge Umbelino, pôs a boca no trombone e, em seu blog, também lamentou a falta de resposta do Judiciário para crimes no município. Um exemplo: foi providenciada uma Ação Popular por desvios de verbas envolvendo a tia de Marcos Aurélio, ex-secretária de Educação e hoje também vereadora, Francisca Magalhães Ângelo, conhecida como Ivânia. Mas com a posse recente de novo juiz e novo promotor, reacenderam-se as esperanças do povo da cidade, inclusive a de que finalmente possa ser julgado agora o processo contra Marcos Aurélio.
Pois mal chegou na Comarca, o magistrado disse a que veio e já tomou medidas importantes e merecedoras de elogios, como o toque de recolher decretado para menores de 18 anos, a partir das 22h, desacompanhados dos pais ou responsáveis. Como se vê, os municípios brasileiros são dos mais autônomos do mundo e, provavelmente, com raríssimas exceções, os mais desonestos e cheios de safadezas.

(TEXTO DE HÉLIO PASSOS)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

AMBULÂNCIA CAPOTA ENTRE GRANJA E CAMOCIM.

Além do motorista, vinham mais duas pessoas. As três vítimas são da cidade de Chaval.

Uma ambulância, ano 2010, sem placa e de cor branca, capotou ontem, sexta-feira, 18, por volta das 16:30 hs, à 02 km da cidade de Granja, na saída para Camocim. O motorista Diógenes Alves Monte, 29, natural de Chaval, sofreu escoriações pelos braços e contou aos policiais que perdeu o controle da ambulância em uma curva, vindo a capotar por algumas vezes o veículo.
A segunda vítima é Dalila Maria de Oliveira, 22, natural de Chaval, sofreu fratura no braço direito, corte na cabeça e escoriações pelas pernas.
A terceira vítima é Edileuza Maria de Oliveira, 48, natural de Chaval e sofreu lesões por todo o corpo além de suspeita de fratura na coxa direita. Policiais do Ronda (Cb Erisvaldo, Sds Martins, Alves e Aurélio) foram ao local e providenciaram o socorro às vítimas. As duas mulheres foram encaminhadas para a Santa Casa de Sobral.

Fonte: Camocim Polícia24Hs

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ACUSADO DE AGREDIR UMA SENHORA EM CHAVAL É PRESO














Uma equipe da FORÇA TÁTICA (CB MARTINS, SDs GOMES, JOSERLÂNDIO E MARDÔNIO) foram solicitados pelo destacamento local de Chaval, composto pelos PMs CB JERLI e SDs WELLISON, VIEIRA E TARGINO, para darem apoio a um mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Chaval, que tem como titular o Juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, contra Raimundo Nonato de Souza, vulgo ¨pochota¨, ele responde o Art. 121 C/C 14 do CPB (Tentativa de Homicídio).
Ele é acusado de agredir no dia 31/01/2011 uma Senhora (identidade preservada) com várias pauladas na cabeça, ela ainda encontra-se internada na cidade de Parnaíba-PI.
Pochota
Os policiais se deslocaram até a loclidade de Passagem do Vaz e conseguiram localizar o elemento em um campo de futebol, ¨batendo¨ tranquilamente uma bolinha. Foi dada voz de prisão e ele foi conduzido a Cadeia Pública local, onde aguardará o pronunciamento da justiça.

FONTE: Força Tática.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Juiz decreta Segredo de Justiça no processo que investiga desvios de verba das escolas de Chaval/CE "

O processo que investiga desvios de verbas na reforma das escolas da rede pública de Chaval/CE agora está sob Segredo de Justiça. A determinaçao é do Juiz da Comarca de Chaval/CE Dr. Roberto Soares Bulcão.
Após alguns meses a espera de uma resposta do Poder Judiciário o processo foi despachado com a determinação de que tramitasse em segredo de justiça.
Em decorrência desta ordem do Meritissimo Juíz de Direito, resolvi comunicar aos leitores que, em respeito à ordem judicial, vou me abster de postar matérias acerca do processo até que o mesmo seja decidido definitivamente.

[Informações Jorge Umbelino]

CHAVAL POLÍCIA MILITAR APREENDE 2.598 DVD'S E 742 CD'S PIRATAS.














O Ministéio Público de Chaval em ação conjunta com a PM através de seu Comandante, Major Assis, apreenderam uma quantidade volumosa de material pirata e conseguiu prender em flagrante delito um dos maiores comerciantes do ramo aqui na região.
A operação ocorreu ontem, 13, e teve a frente o Promotor de Justiça Dr. Franklin e os Sds Welinson, Vieira e Targino. A patrulha chegou rapidamente e flagrou José Felipe da Frota Filho, 44, natural de Viçosa do Ceará e residente aqui em Camocim na praça da rodoviária, 600, centro.
O material ainda estava quase todo encaixotado. Foram apreendidos 1.837 DVD'S e 432 CD'S. Felipe foi conduzido a Delegacia e autuado no artigo 184 parágrafo 2º do Código penal e desceu para a Cadeia Pública da cidade de Chaval. Um outro dono de barraca de vender DVD'S e CD'S piratas quando viu a presença da polícia e do promotor, se evadiu do local deixando bastante material, num total de 761 DVD'S e 307 CD'S.

[Informações Camocim Polícia24hs]

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

EM CHAVAL, MENOR ASSALTA O PRÓPRIO COMPANHEIRO.












Na manhã desta terça-feira (08), por volta das 06:00 hs da manhã, a polícia militar de Chaval prendeu um adolescente por prática de assalto.
O menor de iniciais J. O. A., 17, natural de Chaval e residente na rua Parnaíba, s/n, passou a noite em uma bebedeira com seu companheiro identificado por Marcos Antonio Almeida Veras, 25, natural de Chaval e residente no bairro das Oliveiras. Ao amanhecer o dia, o menor, usando de sua força física, assaltou Marcos Antonio, levando a quantia de R$ 350,00 e tomando destino ignorado.
Os Sds Wélison, Vieira e Marcílio, logo que tomaram conhecimento do assalto, fizeram buscas na tentativa de localizar o acusado. Após a lgum tempo diligenciando, os Pm's conseguiram localizar o menor e fizeram a apreensão do mesmo, conduzindo-o a Delegacia Regional de Camocim onde foi feito os procedimentos cabíveis quando se trata de menores. Após ser ouvido, o adolescente foi liberado.

Foto Ilustrativa

Informações Camocim Polícia24hs

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FORÚM DE CHAVAL GANHA REFORMA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA












ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS FORÚNS EM SETE MUNICÍPIOS DO CEARÁ
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) investiu aproximadamente R$ 3 milhões na reforma dos Forúns das comarcas de Chaval, Boa Viagem, Barbalha, Frecheirinha, Granja, Ibiapina, Massapê, Quixeramobim, Santana do Cariri, Solonópole e Tianguá. Todos os prédios foram projetados de modo a priorizar a funcionalidade e o bem-estar de servidores, juízes e jurisdicionados. Além disso, foram destinados mais de R$ 16 milhões para a construção dos novos fóruns das comarcas de Aquiraz, Assaré, Cascavel, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Tauá. Os Fóruns foram planejado para oferecer atendimento de qualidade aos jurisdicionados e proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores. Construído em uma área de 760m², a estrutura abriga uma Vara e um cartório, com espaço para arquivo, depósito de bens e Salão do Júri. A vara terá área para secretaria, sala do diretor, de audiências e gabinetes para juiz e promotor. Ministério Público e Defensoria Pública terão local reservado. O projeto arquitetônico foi elaborado conforme as normas de acessibilidade, com banheiros adaptados, balcões com dimensões adequadas, rampas de acesso e estacionamento para servidores e população.
com informações do Direitoce

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

GAROTO CHAVALENSE DESAPARECIDO HÁ 9 MESES É ENCONTRADO










O jovem Dinailson de Oliveira foi localizado na cidade de Mossoró (RN), segundo informações: O jovem foi abandonado por um caminhoneiro às margens da BR-405 que liga Mossoró a Fortaleza (CE). No dia 25 de abril de 2010 foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal e encaminhado ao Conselho Tutelar. De lá, foi para o Núcleo Integrado de Apoio à Criança (NIAC) e desde novembro foi transferido para a Casa de Passagem de Mossoró.Desde então buscaram pistas para encontrar a familia do jovem até entrarem em contato com o Conselho Tutelar de Chaval e conseguirem falar com os pais do menino que já estavam perdendo a esperança de encontrar o filho. No fim tudo acabou bem e Dinailson hoje deverá está voltando para casa.

[Foto Blog Chavalzada]

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EM CHAVAL MULHER É ENCONTRADA FERIDA A PAULADAS E COM SUSPEITA DE ESTUPRO.













No começo da noite de domingo (30), populares encontraram uma idosa de iniciais R. F. de O. de 64 anos caída e desacordada da localidade de Chapada de Vaes, distrito de Chaval. A idosa estava coberta de sangue, com vários ematomas na cabeça, aparentemente ocasionadas por pauladas e com suspeita de ter sido estuprada.
Pessoas daquele distrito providenciaram um transporte e socorreram a vítima para o hospital da cidade de Parnaíba. Durante a viagem para o hospital, populares afirmam que a vítima falava em voz baixa e bastante fraca, o nome de um homem, cuja iniciais de seu nome são R. N. S. As pessoas que iam socorrendo a idosa logo começaram a suspeitar do homem citado pela senhora e ligaram para a PM denunciando o elemento citado.
No dia seguinte, policiais efetuaram a detenção do suspeito e o conduziram a Delegacia de Camocim, porém não foi feito nenhum tipo de procedimento por falta de provas e ficou pra ser ouvido em outra oportunidade. A vítima se recupera bem.

[Informações Camocim Polícia24hs ]

[Foto ilustrativa]